"No dia 12 de Outubro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal Prof. Vieira Dinis, em Paços de Ferreira, foram inauguradas duas exposições “ Aqui há gato” de Manuel Carmo e exposição interactiva sobre a “ Casa do Futuro Inclusiva”, criação da Fundação Portuguesa das Comunicações. Estas exposições estarão patentes na Biblioteca Municipal até dia 22 de Outubro. Esta iniciativa pretende assinalar o Dia da Bengala Branca, que se comemora a 15 de Outubro, e que tem por principal objectivo alertar a sociedade para a problemática das acessibilidades e das barreiras que todos os dias os invisuais tentam ultrapassar.
A exposição, “Aqui há Gato”, destaca-se pelo seu conceito inovador, isto é, nasceu de um conto infantil, que Manuel Carmo, artista multifacetado, decidiu passar para as telas incluindo em cada quadro marcas que "contam" a história aos cegos. Assim, apenas estes poderão vê-la, enquanto os outros se limitam a olhar a tela.
A “Casa do Futuro Inclusiva” é um espaço que apresenta uma solução complexa de automação doméstica através da utilização de um conjunto de tecnologias de ponta. Trata-se da criação de um ambiente seguro, lúdico, confortável e moderno. Esta Casa do Futuro está completamente humanizada na medida em que permite que pessoas com necessidades especiais ligadas à mobilidade, à cognição, à visão, à audição e à fala, tenham hoje, à sua disposição, tecnologias preparadas para as ajudar a integrar-se mais facilmente no seu universo de vida. Nesta exposição será possível ao visitante interagir com os objectos e mecanismos expostos. "
Fontes: Texto- Jornal Aberto – 05-10-006 Selo Etiquetas: Bibliotecas e Sociedade, Exposições |